Tratamentos modernos e minimamente invasivos para Varizes Pélvicas, Lipedema e outras doenças venosas, com foco na sua saúde e bem-estar.
Muitas vezes, sintomas como dor pélvica crônica, inchaço nas pernas ou o surgimento de varizes são sinais de condições que merecem uma investigação aprofundada. Nosso foco é em um diagnóstico preciso para cuidar da sua saúde vascular de forma integral:
Nossa prática é guiada pela busca constante das soluções mais eficazes e menos invasivas, sempre com um planejamento personalizado para cada paciente.
Utilizamos técnicas modernas e guiadas por imagem, como a embolização, para tratar condições como as varizes pélvicas e síndromes compressivas. Esses procedimentos minimamente invasivos são realizados com alta precisão, garantindo uma recuperação mais rápida e confortável.
Aliamos tecnologias como a espuma densa ecoguiada, o endolaser e o laser transdérmico para oferecer um tratamento completo para as varizes e para o controle dos sintomas do lipedema, com foco tanto na melhora funcional quanto no resultado estético.
A jornada de cuidado e confiança
Excelente médica, super qualificada, tratamento eficaz e duradouro. Pré e pós cirúrgico de excelência, técnicas avançadas e modernas . A Dra Flávia Moreira te passa total segurança. Sofri por anos, depois que conheci o seu trabalho não tive dúvidas, dentro de pouco tempo fiz a cirurgia, muito bem sucedida, graças a Deus vivo sem dores. Na minha opinião a melhor vascular da atualidade.
Uma médica fantástica, muito atenciosa compromissada, dedicada e sempre disposta a fazer o melhor pelo paciente! Tive duas experiências operatórias e pós operatórias com a Dra Flávia. Ambas acompanhas de perto passo a passo dia a dia exame a exame, Sempre com muita transparência nas condutas a serem tomadas e nas abordagens. Salvou minha vida por duas vezes, sou muito grato, tenho enorme admiração e respeito!
MÉDICA | CRM 52.99488-0
Cirurgia Vascular - RQE 47493
Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular - RQE 47493
Minha missão é unir precisão técnica e cuidado humano real, oferecendo tratamentos modernos e eficazes, sempre com clareza, ética e respeito ao paciente.
Desde o início da minha formação, encantei-me pela Angiologia e Cirurgia Vascular, especialidades que exigem raciocínio apurado e uma visão sistêmica.
Aprofundei minha atuação em doenças venosas durante a residência médica em um dos melhores serviços do país, sob o comando do Dr. Arno von Ristow, e hoje meu foco é no tratamento de patologias venosas como varizes pélvicas, síndromes compressivas e Lipedema com técnicas minimamente invasivas.
São veias dilatadas que surgem na região da pelve (baixo ventre). Elas podem causar dor pélvica crônica, sensação de peso e desconforto, além de estarem associadas ao aparecimento de varizes nas pernas e na região genital.
Não. O tratamento moderno é a embolização, um procedimento minimamente invasivo. Realizado através de um cateter, ele permite fechar as veias doentes sem cortes, com uma recuperação rápida.
É uma síndrome compressiva em que a veia ilíaca esquerda é comprimida pela artéria ilíaca direita na pelve. Essa compressão dificulta o retorno do sangue da perna esquerda, podendo causar inchaço, dor, varizes e aumentar o risco de trombose.
O Lipedema é uma doença do tecido gorduroso, mas ele frequentemente afeta o sistema circulatório. A gordura inflamada pode comprimir os vasos, piorando o inchaço e favorecendo o surgimento de vasinhos e varizes. Por isso, a avaliação de um cirurgião vascular é fundamental.
Os sintomas mais comuns são uma dor crônica no baixo ventre (geralmente descrita como um peso ou pressão) que piora ao final do dia ou ao ficar muito tempo em pé. Também pode haver dor durante la relação sexual e o surgimento de varizes nas coxas, nádegas ou região genital.
Significa que o procedimento é realizado com a menor agressão possível ao corpo. Em vez de grandes cortes, usamos pequenas punções na pele para guiar cateteres e outros instrumentos com o auxílio de imagens (como ultrassom), resultando em menos dor e uma recuperação muito mais rápida.
Ambos são tratamentos modernos. O Endolaser utiliza a energia de uma fibra óptica para queimar e fechar a veia doente por dentro, sendo ideal para veias mais grossas como as safenas. Já a espuma densa é um medicamento misturado ao ar que é injetado para "secar" a veia, sendo muito eficaz para varizes de diversos calibres. A escolha depende de uma avaliação detalhada.
O laser transdérmico é excelente para tratar os "vasinhos" (telangiectasias) mais finos e avermelhados. Para os vasos um pouco mais grossos e azulados, a combinação com a escleroterapia ("aplicação") costuma trazer resultados melhores.
É uma síndrome compressiva rara em que a veia renal esquerda é comprimida entre a artéria aorta e a artéria mesentérica superior. Isso pode causar dor abdominal, sangue na urina e o surgimento de varizes pélvicas.
Sim, é possível. As duas condições podem coexistir e, em alguns casos, os sintomas podem se sobrepor. A pressão causada pelo Lipedema na região pélvica pode, inclusive, piorar os sintomas de uma congestão venosa já existente.
O ultrassom com Doppler vascular é uma ferramenta essencial. Ele não emite radiação e nos permite ver em tempo real o fluxo de sangue dentro das veias e artérias. Com ele, podemos mapear as veias doentes, identificar refluxos, obstruções e compressões, garantindo um diagnóstico preciso.
Muitas doenças vasculares, como a congestão pélvica, têm sintomas que podem ser confundidos com outras condições. Uma escuta atenta à história da paciente, seus sintomas e como eles afetam sua vida, é a chave para direcionar a investigação e chegar ao diagnóstico correto, evitando tratamentos desnecessários.
© 2025 Centro Endovascular da Barra – Todos os direitos reservados